quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O que é microangiopatia ?

A microangiopatia cerebral, também conhecida como doença de pequenos vasos, é um achado comum em exames de imagem como tomografia e ressonância magnética. Podemos dizer que neste caso a circulação de sangue no cérebro está comprometida, diminuída em algumas regiões.
 

As principais causas são a IDADE , hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
 

Com a progressão da microangiopatia (sobretudo pelo envelhecimento) podem ocorrer alterações de memória e/ou comportamento, dificuldade para andar e vertigem ou tonturas. Ela predispõe o paciente a ter ataques isquêmicos transitórios ou até mesmo pequenos infartos cerebrais (chamados também de AVCs lacunares).

 Para   evitar a progressão da microangiopatia você deve controlar os seus fatores de risco cardiovasculares (colesterol, diabetes, hipertensão, obesidade, inatividade física, stress ; não fumar e abster-se do consumo de álcool). Os fatores de risco que fogem ao seu controle são a genética e, obviamente, a idade. 

Faça check-ups anuais pelo menos, com um clínico ou cardiologista. Não há necessidade de repetir as imagens todo ano, a não ser que seja à critério do neurologista.

------------------------------

Bibliografia

Okroglic S, Widmann CN, Urbach H, Scheltens P, Heneka MT (2013) Clinical Symptoms and Risk Factors in Cerebral Microangiopathy Patients. PLoS ONE 8(2): e53455. doi:10.1371/journal.pone.0053455

Nenhum comentário:

Postar um comentário