sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O que é insuficiência vertebrobasilar?

É uma rápida diminuição da irrigação sanguínea no território da artéria basilar, por compressão da artéria vertebral na altura das vértebras cervicais, entre C1 e C7, gerando sintomas neurológicos diversos, dentre os quais a tontura.
Ë um diagnóstico diferencial importante de tonturas pois a maioria dos pacientes acham que estão tendo "labirintite", quando na verdade têm uma diminuição do fluxo sanguíneo que inclusive pode preceder um acidente vascular da circulação posterior do cérebro.

Quais são as causas da insuficiência vertebrobasilar?
A causa mais comum da insuficiência vertebrobasilar é a aterosclerose. A artrose cervical e a presença de osteófitos também podem deflagrar a anomalia. Outras causas de compressão da artéria vertebral podem ser: compressão pelo músculo escaleno, pelo ligamento vertebropleural e pela aponeurose cervical profunda; rotação da vértebra Atlas (C1) sobre a vértebra Áxis (C2); espondiloartrose da coluna cervical; obstrução da artéria subclávia; malformação congênita das vértebras; déficit circulatório no sistema das carótidas internas; traumatismo cérvico-cefálico; luxação da coluna cervical; deslocamento brusco anteroposterior da cabeça; hipoplasia ou agenesia de uma das artérias vertebrais.

Qual é a fisiopatologia da insuficiência vertebrobasilar?
As alterações das vértebras cervicais que causam uma diminuição dos foramens vertebrais e outras anomalias morfológicas da área podem estrangular as artérias vertebrais que transitam pela região . A insuficiência vertebral pode demonstrar seus efeitos durante movimentos bruscos da cabeça, sobretudo rotação.

Quais são as principais características clínicas da insuficiência vertebrobasilar?
Os sinais e sintomas mais comuns da síndrome vertebrobasilar são náuseas, vômitos, sensação de desmaio, nistagmo, tontura, turvação visual, vertigens, disfagia, rouquidão, hipoestesia da hemiface, ataxia e hipoestesia térmica e dolorosa. Dependendo do nível do comprometimento circulatório, podem incluir a associação de ataxia, hemiplegia, lesão do sétimo nervo periférico, oftalmoplegia (paralisia dos movimentos dos olhos), surdez, zumbidos e mioclonia do palato (contração muscular súbita e involuntária dos músculos, devido à descarga patológica de um grupo de células nervosas).
A oclusão ou estenose da artéria basilar geralmente origina sinais bilaterais. O paciente geralmente relata vertigem postural nas rotações da cabeça e nos movimentos de flexão e extensão do pescoço, o que normalmente vem acompanhado de um quadro de sintomas de comprometimento da coluna cervical, como mialgia, dor de nuca, dores irradiadas aos ombros ou ao braço, parestesias nas extremidades e dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário